sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ferrari Mondial

A Ferrari Mondial é um Coupé 2+2 com motor central traseiro, produzida entre 1980 e 1993, e substituiu as Ferrari 208/308 GT4. O nome remete à um modelo de corrida da década de 1950, a 500 Mondial. Ao contrário da antecessora, que foi desenhada pelo estúdio Bertone, o design da Mondial ficou a cargo do estúdio Pininfarina.


 


Mondial 8


O carro foi lançado como Mondial 8, e era definido como um coupé de tamanho médio, posteriormente houve uma versão conversível, sua proposta era oferecer a praticidade de quatro assentos com a performance característica dos carros da marca. As longas portas ofereciam acesso facilitado ao espaçoso interior, o espaço nos bancos traseiros era razoável e a visibilidade era boa.


 
Mondial Cabriolet

Nos treze anos de produção, foram vendidas 6 800 unidades, o que a tornou um dos mais bem sucedidos modelos da Casa di Maranello. A carroceria era feita pela Scaglietti, o capô do motor e a tampa do bagageiro eram feitos em liga leve. Os bancos e o interior eram revestidos em couro Connolly, geralmente em contraste com a cor da carroceria. A maioria dos carros foram pintadas na tradicional cor vermelha.


 
Mondial Quattrovalvole

Era equipado com um motor V8 de 3 litros com injeção Bosch K-Jetronic, o mesmo usado pelas 308i, que rendia a potência de 214 hp. A suspensão seguia o tradicional esquema de braços desiguais com amortecedores Koni.  Foi considerada uma das Ferrari mais fáceis de se manter, as principais manutenções podiam ser feitas sem retirar o motor do carro.

Em 1982, a Ferrari equipou o motor da Mondial com 4 válvulas por cilindro, e o carro passou a ser designado como Mondial Quattrovalvole e a potência saltou para 240 hp.

Em 1983, foi lançada a versão conversível, a Mondial Cabriolet.  O teto de lona mantinha o mesmo desenho do coupé, quando fechado. A versão aberta do carro, contribuiu para aumentar a popularidade do carro, especialmente  no mercado americano.


Mondial 3.2 / Mondial 3.2 Cabriolet

Em 1985, a cilindrada do motor passou para 3,2 litros (3185 cm³) e a potência saltou para 270 hp. O estilo foi renovado com os pára-choques na cor do carro e luzes de direção e posição integradas e novas rodas. O ano de 1988 marcou o fim da relativa baixa e fácil manutenção que o modelo dividia com as 308/328.

A última versão da Mondial, foi lançada em 1989 e designada Mondial T. O modelo foi levemente redesenhado, as principais alterações foram as entradas de ar mais retangulares, novas maçanetas nas portas, pára-choques na cor do carro e um uma faixa preta foi adicionada na parte inferior da carroceria.


Mondial T

O "T" se referia à disposição do conjunto motor/câmbio. O motor anteriormente na posição transversal junto com o câmbio, passou a ser montado longitudinalmente, enquanto o câmbio permaneceu na posição transversal, formando um T. Ao utilizar essa configuração o motor pode ser montado em posição mais baixa, o que melhorou significantemente a dirigibilidade. A cilindrada foi aumentada para 3,4 litros e a potência passou para 300 hp. A injeção passou a usar controle eletrônico Bosch Motronic DME 2.5, com um módulo para cada bancada de cilindros. Um dos opcionais oferecidos era um sistema de embreagem automatizada Valeo, o sistema funcionava bem ,mas foi rapidamente esquecido com o lançamento do câmbio F1 na Ferrari 355.

 

Mondial T Cabriolet

A Mondial T foi a primeira Ferrari a ter direção hidráulica e suspensão com controle eletrônico, que regulava a rigidez dos amortecedores em três níveis e ser equipada com freios ABS.

Fontes e mais informações: QV500, How Stuff Works, wikipedia, ~keller, Top Speed

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Um comentário:

Anônimo disse...

Todo o charme e elegância das antigas Ferraris. É por isso que gosto delas.

Abraços Delfino.