Por algum motivo inexplicado, resolvi fazer uma série de postagens sobre as séries especiais baseadas na 612 Scaglietti. Semana que vem, para fechar essa série, vou postar um texto sobre a 612 Sessanta. Porém, não poderia deixar de postar sobre o carro de hoje, a 612 Kappa, ele não é uma edição especial, mas sim um modelo especial, a única do mundo, feita à pedido de um colecionador americano. Então, vamos ao texto...
A 612 Kappa, foi apresentado no Villa d'Este Concorso d'Eleganza em 2006(Um pouco antes da apresentação da 612 Scaglietti GP). O carro foi um pedido especial do colecionador americano Peter S. Kalikow ao estúdio Pininfarina. Kalikow possui várias Ferrari da década de 1950 e 1960 em sua coleção, e foi nesses carros que ele foi buscar a inspiração para o design da 612 Kappa. Uma curiosidade, todos os seus carros tem a placa iniciada com a letra K, logo, não é dificil imaginar de onde vem o nome dessa 612.
O detalhe que mais chama a atenção, é o scoop no capô, com as bordas em alumínio polido, outros itens exclusivos dessa Ferrari são: faróis com acabamento em cromo; saídas de ar nos para-lamas, que além da estética, têm a função de aumentar o downforce do carro; lanternas nas extremidades da carroceria, similar à F430 e Enzo; maçanetas das portas com as iniciais de Kalikow; na soleira das portas, uma plaqueta mostra que esse carro é uma carroceria especial feita para esse cliente. No interior não há muitas mudanças, a não ser pelo estofamento em uma tonalidade que não é mais usada pela Ferrari, e pelo teto eletrocrômico, cuja transparência pode ser regulada.
Apesar de não parecer, a Kappa não compartilha nenhum painel da carroceria com a 612 Scaglietti e seu desenvolvimento e construção foi executado me menos de um ano pelo Studio Pininfarina. Para tornar esse modelo ainda mais exclusivo, a Ferrari concordou em não reproduzir quaisquer elementos exclusivos da 612 Kappa em futuros modelos.
Fotos:
Créditos: Wouter Melissen
All photos are property of their respective owners and are being used for entertainment only, non-lucrative purpose.
Um comentário:
Exclusivamente fenomenal! Bela matéria, mr. Aliás, acho que tem pitaco meu nessa "scagliettada" toda hahaha
Postar um comentário