sexta-feira, 30 de abril de 2010

Trocando a roda da F50

Esse post surgiu após uma dúvida do Felipe, no ferrari_f50. A dúvida era como era feita a troca do pneu da F50.

A F50 não possui estepe, para o caso de furos, o carro vinha equipado com um spray reparador (712P AGIP 9929600), que vedava o furo e inflava o pneu. O que permitia o carro rodar por um determinado tempo, a velocidade máxima recomendada para um pneu nessas condições era de 150 km/h.

E ao contrário dos carros comum, o pneu da F50 não deve ser reparado e sim substituído. Dado o desempenho do carro, é necessário que o pneu esteja sempre na melhor condição possível.


Para retirar a roda, as instruções são as seguintes:

- Coloque o carro numa superfície sólida e plana e acione o freio de mão;

- Afouxe o parafuso allen A da tampa do cubo B;

- Afrouxe a porca C, girando-a no sentido anti-horário, usando a ferramenta apropriada, fornecida com o carro, conectada à uma pistola de ar ou ferramenta de torque adequada;

- Assim que a porca perder o torque, levante o carro. O macaco deve ser colocado em um dos quatro pontos D pré-estabelecidos para esse fim;

- Termine de tirar a porca C, retire o acoplamento cônico (conical coupling) E e a roda;

Para recolocar a roda:

- Instale a roda e o acoplamento cônico;

- Aproxime a porca da roda, girando-a no sentido horário, e aperte, com a ferramenta  apropriada, até o torque recomendado de 680 Nm;

- Desça o carro do macaco e;

- Recoloque a capa no cubo, e aperte o parafuso, usando a chave allen.

Não tenho fotos da operação de montagem, nas fotos abaixo dá pra ter uma idéia de como o sistema é montado.


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Um comentário:

sobre_2_rodas disse...

vc devia ser contratado pela scuderia... na moral! parabens pela materia!