terça-feira, 24 de novembro de 2009

Maranello, Cidade da Ferrari e do Bem Viver


Qualquer pessoa que se interesse por carros, já deve ter ouvido falar em Maranello, a casa da Ferrari, mas além dos assuntos sobre a Scuderia, pouco se sabe sobre essa pequena cidade do norte da Itália. Através desse artigo, quero lhes mostrar um pouco mais  dessa cidade. Não é nenhum guia completo da cidade, apenas um aperitivo. Quem sabe isso crie em vocês a vontade incontrolável de conhecer esse lugar mágico pessoalmente.

Maranello é uma cidade localizada na região da Emília-Romanha. Sua população compreende cerca de 15 875 habitantes. Está localizada à 18 quilometros ao sul de Modena, seguindo pela  Strada Provinciale n.3, conhecida como via gardini.

Maranello tem origens antigas. Achados arqueológicos remontam sua ocupação pelo menos desde a Idade do Bronze (1800-1000 aC). Durante a dominação romana Maranello era um lugar de passagem dos exércitos e palco de batalhas entre os romanos contra os gauleses e os Friuli Ligurians que se instalaram em nossas montanhas. Em 189 e em 179 aC Legiões romanas travaram guerras para subjugar estas pessoas e fazendo do território uma "base logística" ao pé da Cordilheira.

O nome provavelmente deriva do fato de que lá se estabeleceu por volta do ano mil, uma família nobre de Marano (um município vizinho ao sul): os Araldini ou Arardini, que construiram um castelo ainda existe (parcialmente reconstruído após o terremoto 1501). Ao redor do castelo está uma aldeia chamada "Maranello velha." 

Maranello possui 496 industrias, que empregam mais de 5 400 pessoas, o setor de serviços também é forte na cidade, por conta dos turistas que vêm conhecer a sede da Ferrari.

Um dos melhores hotéis para se hospedar é o Hotel Domus, no centro de Maranello, próximo à prefeitura. Nos velhos tempos, os pilotos de Grand Prix costumavam se hospedar ali. Também há o Planet Hotel, que fica próximo à entrada da fábrica.

Para se comer, uma boa pedida é o Ristorante Cavallino, que fica em frente à fábrica e onde o comendador Enzo Ferrari almoçava quase todos os dias. Outra recomendação é o restaurante Da William. O CEO da Ferrari, Luca Cordero di Montezemolo, é um cliente frequente do local.

E para visitar, temos a Galeria Ferrari e diversas outras instalações da fábrica pela cidade. Além das inúmeras macchinas que você pode encontrar circulando pelas ruas. Para visitar a fábrica, é necessário ser proprietário de um carro da marca e agendar um horário com antecedência.

Nenhum comentário: