A 288 GTO Evoluzione, com aerodinamica refinada e maoir potência que a 288 GTO, a intenção da Ferrari era construir 25 unidades, para para competir no Grupo B de Rally, mas a categoria foi extinta antes do carro começar a competir e apenas 5 unidades foram montadas, entre 1985 e 1986, e duas delas serviram para ajudar no desenvolvimento da F40. O preço das três restantes está em torno de 770 mil dólares.
O primeiro motor desenvolvido para o carro foi designado Tipo F114 CR, com pressão no turbo de 1.4 bar e potência de 530 bhp a 7 500 rpm, o R da designação indicava que o motor iria competir em Rallyes. No próximo estágio de desenvolvimento, foram usados turbos IHI com diametro maior e a potência chegou a 650 bhp a 7800 rpm.
Somado ao baixo peso de 940 kg (contra 1220, da 288 GTO) e dependendo da relação de marchas escolhida essa máquina podia chegar a incríveis 416 km/h (225 mph) e atingir a marca de 230 km/h em menos de 10 segundos.
Esse carro também marcou o início do uso de composites nos carros da Ferrari.
Abaixo a listagem dos chassis e seus destinos:
70167: A única GTO Evo equipada com o motor Tipo F114CR , usada no desenvolvimento da F40
70205: Usou o mesmo GTO básica, usada no desenvolvimento da F40
79887: Unknown
79888: Há alguns anos foi vendida por uma loja belga
79889: Está na coleção do Sultão de Brunei
Ficha Técnica
Motor: 2.9, 8 cilindros em V, 32 válvulas (4 por cilindro), dois turbocompressores e intercoolers, injeção multiponto, gasolina
Cilindrada: 2.855 cm³
Potência: 650 cv a 7.800 rpm
Potência Específica: 228,1 cv/litro
Torque: 68 kgfm a 4.800 rpm
Comprimento: 4.225 mm
Largura: 1.970 mm
Altura: 1.100 mm
Porta-Malas: Não disponível
Peso: 940 kg
Tração: Traseira
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas
Câmbio: Manual de 5 marchas
Velocidade Máxima: 370 km/h
Aceleração: 4,0 segundos
Fotos
Vídeos:
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