sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aurelio Lampredi


Aurelio Lampredi nasceu em Livorno, Itália em 16 de junho de 1917. Foi designer de motores de carros e aviões. Começou cusa carreira na Piaggio, fabricante da scooter Vespa, depois trabalhou para a Isotta-Fraschini antes da II Guerra Mundial e após o conflito foi para a Reggiane onde desenvolveu motores aeronáuticos.

Sua fama o levou para a Ferrari em 1946, onde projeotu um grande V12 de 4,5 litros (chamado de "Lampredi") que foi usado pela primeira vez na 257S de 1950. Lampredi voltou à Isotta-Fraschini em março de 1947, mas retornou à Ferrari no começo de 1948. Os motores Lampredi foram usados como alternativa aos pequenos V12 de Gioacchino Colombo usados na maioria dos carros Ferrari naquela época. 

Seu trabalho na Ferrari cessou permanentemente em 1955, quando a companhia comprou a equipe de corridas da Lancia e contratou o famoso engenheiro Vittorio Jano, da Alfa Romeo. Embora o conceito dos motores de Lampredi ainda tenha sido muito usado nas Ferrari de rua, os V8 e V6 de Jano rapidamente tomaram o seu lugar nos carros de corrida da marca

Após a Ferrari, Lampredi foi para a Fiat, onde foi o responsável pela área de motores da empresa até 1977 , lá ele projetou dos motores Fiat Twin-Cam e SOHC, que foram usados nos carros da marca por 32  anos. Ele também foi o chefe da equipe Abarth de 1973 a 1982.

Aurelio Lampredi morreu morreu em Livorno em 1989.

Fonte: Wheels Of Italy

Nenhum comentário: