Carga vertical constante nas rodas, independentemente da preparação do carro;
sensibilidade mínima aos ventos laterais;
mínimo arrasto (Cx = 0.33).
A 550 Maranello é outro passo adiante no desenvolvimento aerodinâmico do carro, que é o primeiro fator para a excelência da estabilidade e direção segura. A carga vertical independentemente da configuração e um Cx mais baixo são a única conseqüência para um carro sem partes moveis ou provido de superfícies aerodinâmicas.
Foi tomado um cuidado particular no desenho da frente do carro com seus vincos característicos, a eficiência aerodinâmica das tomadas de ar , e os fluxos de ar internos.
Decisão de Estilo
Pininfarina desenhou uma carroceria com as proporções extremamente características para este retorno do motor frontal nos cupês (berlinettas) Ferrari de alto desempenho: baixo e largo, com um grande capô e traseira curta, traços que imediatamente deram a impressão de um grande carro esportivo.
Para fazer isto Pininfarina usou somente as seguintes exigências:
a necessidade de criar uma indicação para a adoção de sobriedade, linhas funcionais, que fossem consistentes com as exigências de e os gostos de hoje;
A necessidade de respeitar a historia do estilo Ferrari e a inconfundível personalidade das linhas apresentadas durante anos.
As largas asas que combinaram com as grandes rodas, o pequeno teto latente nas sólidas laterais da vigorosa carroceria do carro e o longo capô com uma funcional entrada de ar , tudo respeitando a tradição.
O design da 550 Maranello é rápido e vigoroso, com marked dihedrons que estendem as suaves superfícies da folha de metal, criando sinais e características fortes de qualquer ângulo de que se veja o carro. Os volumes são limpos e o desenho do carro já dá noção da sua performance
O teto é incomumente leve para uma Ferrari, com finas colunas que o tornam menos obvio visualmente e acentua a importância da carroceria do carro pelo contraste, a estrutura suporta a mecânica, que são o coração e a alma da 550 Maranello e o baixo centro de gravidade. A dianteira tem vários elementos originais: a entrada de ar está numa posição muito baixa e tem uma forma estreita, incorporando as luzes de neblina em cada lado. As extremidades baixas têm um complexo, as formas modeladas que criam um agressivo jogo de luzes.
A tomada de ar para a alimentação está posicionada no centro do largo capo, uma exigência dos engenheiros que liga o presente ao passado.
Esta é a primeira Ferrari a ter sido concebida e desenhada desde o início com o grupo ótico visível, integrados a forma da carroceria.
A lateral é destacada na parte de cima por um diedro que dá sua força e dinamismo, formando uma linha, o motivo pessoal que acentua a asa traseira. A relação entre o longo capô e a pequena cabine traseira, e a lisa ligação com a traseira alta, são típicas da Ferrari.
Duas passagens de ar para o compartimento do motor foram criadas na larga asa frontal, entre o pára-lama e as portas, fechando obrigatoriamente a referencia as clássicas berlinettas de motor dianteiro. A traseira é simples e poderosa: é alta no meio onde liga o teto com um pequeno spoiler, e mais baixo perto das extremidades; as duas luzes circulares são características do design do s carros Ferrari.
Estas formas aparentemente naturais, espontâneas são, como o spoiler frontal em particular e mais geralmente o conjunto da 550 Maranello, o fruto do trabalho para integrar estilo e aerodinâmica.
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Fonte: Unknown
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