sexta-feira, 9 de julho de 2010

Área Logística

Esse texto, retirado do site da Ferrari, explica um pouco melhor sobre a Áreade Logística, citada no desafio de Quarta-Feira



Maranello, 7 de Janeiro 2003 – Na Fórmula 1, organização e logística são vitais. Para cada Grande Prêmio, cerca de 30 toneladas de equipamento tem de ser levadas para a pista de corrida, além de cerca de 90 pessoas, entre engenheiros, mecânicos e outras profissionais. Tudo precisa ser planejado nos mínimos detalhes, para deixar a base em Maranello e chegar ao circuito. Os mesmos procedimentos devem ser usados para sessões de testes onde homens e máquinas viajam para circuitos em vários países.

Por isso a Gestione Sportiva da Ferrari tem operado de uma maneira efetiva e racional para tornar a logística tão eficiente tão eficiente quanto possível. Este trabalho começou com a sua reestruturação. Em junho, como parte do projeto Fórmula 1, foi completado o trabalho da Nova Área de Logísticas GES, o prédio que é a casa de gerenciamento e transporte dos carros de Fórmula 1 e seus transportes.

O design do prédio da Logística foi projetado pelo estúdio “Sturchio Architects & Designers” e o tema é único e inovador. A forma do prédio e similar às famosas American streamlined metal caravans ou um dirigível como o lendário Zepellin, evocando o dinamismo das atividades desenvolvidas. No entanto, esta forma precisa ser funcional e desenhada primeiramente com os objetivos daqueles que trabalham lá em mente. Praticidade e um ambiente de trabalho confortável e flexível foram os elementos chaves estabelecidos durante o processo de design.

O novo edifício da Logística é localizado entre a pista de Fiorano e o edifício GES e é a base organizacional para todos os GPs de Fórmula 1. Cada caminhão tem sua própria área para tarefas e manutenção, com uma área de acesso feita para facilidade de movimento e espaço suficiente para manobrar veículos grandes.

Feita para uma área compacta, a Nuova Logistica é formada por três seções com diferentes funções, todas ligadas de uma maneira lógica: o lado norte é uma área destinada ao estacionamento dos caminhões, a área central para o procedimento com a preparação das malas, para equipamentos de corrida e pneus e finalmente, a área de gerenciamento no sul do prédio.

A forma e a altura da estrutura são perfeitamente apropriadas para a tarefa de estacionamento dos caminhões no térreo, com uma área de armazenamento e um mezanino. A movimentação entre um nível e outro é feita por duas escadas internas e um grande guindaste de cargas para movimentar os pacotes e os equipamentos e um elevador. O projeto principal, a oeste da pista tem 14 portas seccionais com entradas de funcionários internas, sua principal função é permitir o acesso aos trailers da Ferrari. O aspecto da cobertura sul de “arco”, adjacente a Gestione Sportiva é constituído de uma forma semi- elíptica com a entrada principal para o escritório está no centro do edifício.

Fonte: Ferrari

Nenhum comentário: