O mais recente deles a ser revelado pela Casa di Maranello, é a prova disso. Trata-se da SA Aperta, versão sem teto da 599 GTB Fiorano. Há algum tempo circulava rumores sobre esse carro, mas pouca coisa se sabia a respeito dele, a última notícia é de que uma unidade havia sido apresentada a clientes em um recinto fechado e onde não se podia entrar com câmeras durante o Pebble Beach Concours d'Elegance deste ano.

Além da ausência do teto, outras modificações no carro foram: para-brisas menor e mais inclinado, barbatanas com função aerodinâmicas pintadas na cor prata, arcos atrás dos bancos para proteger os ocupantes em caso de capotamento, suspensão mais baixa, novas rodas e chassi reforçado pra compensar a ausência do teto. O motor é o mesmo V12 de 670 cv e 65,7 kgfm de torque da 599 GTO.
Este não é o primeiro carro que a Ferrari fabrica em homenagem à Pininfarina, no ano 200 eles lançaram a 550 Barchetta Pininfarina pra homenagear os 70 anos de seu tradicional parceiro. E assim como a Barchetta Pininfarina, o teto de lona da SA Aperta só é indicado em caso de mau tempo. Na minha opinião, foi uma ótima idéia da Ferrari não usar o teto Revocrômico da Superamerica de 2005
O carro será apresentado ao público no Salão de Paris que acontecerá entre os dias 2 e 17 de outubro.