sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ferrari 1512

Este é o carro do desafio de quarta-feira. O único a acertar foi o Marcos Vicente. Parabéns, man!

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No começo dos anos 1960 a Ferrari dominava o esporte a motor, mesmo assim, vivia procurando maneiras de aumentar seu domínio. Após conquistar o título da Formula 1 em 1961 a sorte da Scuderia começou a mudar com a chegada dos avançados monopostos V8 britânicos.  Ficou claro que a Casa di Maranello precisava inovar para conseguir ganhar campeonatos novamente e esse esforço ficou claro em 1964, quando carros com três configurações de motores entraram na pista.

A equipe começou a temporada com o V6 que havia se mostrado competitivo desde o título de 1961, mas agora estava ultrapassado perto dos concorrentes, após poucas corridas foi lançado um modelo com motor V8, a Ferrari 158, nas mãos de John Surtees esse carro venceu várias corridas e sagrou o piloto como campão da temporada de 1964. Até hoje Surtees é o único a ser campeão com motos e carros.

Apesar do sucesso em 1964, o V8 era apenas um degrau, para o lançamento de um inédito V12. Projetado pelo jovem engenheiro Mauro Forghieri, era um V12 com ângulo de 180º, que não deve ser confundido com um motor Boxer, pois o desenho do virabrequim era totalmente diferente. Esse motor era muito compacto e embora com 4 cilindros a mais, era montado no mesmo chassi da 158. Possuindo 24 plugs de velas, 4 distribuidores e 4 bobinas era um motor complexo, que desenvolvia bons 220 hp. Sua maior vantagem era o baixo centro de gravidade, graças ao design plano, que melhorava muito a dirigibilidade.

O novo carro foi chamado de Ferrari 1512, 15 se referindo à cilindrada do motor (1,5 litros) e 12 ao número de cilindro. Até o momento é a única Ferrari a ter um nome composto por quatro dígitos.

Como a Ferrari havia se desentendido com a FIA, por causa de problemas na homologação da 250 LM, a 1512 foi apresentada nas cores da NART (North America Racing Team), no Grande Prêmio de Watkins Glen, perto do final da temporada de 1964. Pintado de azul e branco, o carro conseguiu o terceiro tempo na classificação, com o piloto italiano Lorenzo Bandini, mas um problema no motor o impediu de terminar a prova. Três semanas depois Bandini disputou o Grande Prêmio do México com a 1512 e terminou em terceiro lugar, logo atrás de Graham Hill.

Em 1965, mais dois carros foram construídos, mas problemas técnicos e falta de torque fizeram com que primeiro piloto da equipe John Surtees, usasse a 158 na maioria das corridas. Durante a temporada, foi apresentada uma nova versão do motor de Forghieri, que dizia-se produzir 250 hp. mas não era o suficiente pra tornar o carro um vencedor. Seu melhor resultado foi o segundo lugar de Bandini no GP de Mônaco. No fim da temporada, as regras mudaram e a cilindrada foi aumentada para 3 litros, tornando os motores 1,5 obsoletos.

Embora os carros tenham sido aposentados, o conceito do V12 de Forghieri, não demorou a reaperecer em outros carros como na 212 E Montagna, nas mão de Peter Schetty, ela tem o recorde de 9 vitórias em 9 provas disputadas no campeonato europeu de subida de montanha. Como três litros, o motor iria dominar o Campeonato Mundial de Carros Esporte no início dos anos 1970 e principalmente a Formula 1 na segunda metade da década. Nas mãos de Niki Lauda, Gilles Villeneuve e Jody Scheckter, as Ferrari "flat 12" conseguiram três títulos de pilotos e quatro de construtores entre 1975 e 1979.

Embora não tenhasido um grande sucesso nas pistas, a 1512 deu aos engenheiros da Ferrari, especialmente Forghieri, dados valiosos para construir variantes de 2 e 3 litros desse tipo de motor, que foram várias vezes vencedoras. Felizmente os três carros sobreviveram, ao contrário dos monopostos anteriores, as 1512 não foram destruídas para evitar que caíssem nas mãos da concorrência, porque elas já estavam obsoletas no final da temporada

A 1512 das fotos foi a segunda a ser construída, e fez sua estréia no GP da Alemanha de 1965, pilotada por John Surtees. Após ter sido retirada das competições, foi comprada por Luigi Chinetti e pintada com as cores da NART, como no GP de Watkins Glen de 1964. Após isso foi vendida para um colecionador americano no início dos anos 1990 e como as outras duas 1512 aparecem raramente em público. Esta foto foi tirada em 2005 no leilão "Christie's Monterey Jet Center" onde foi vendida por US$ 1,1 milhão

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Texto de Wouter Melissen, traduzido por Delfino Mattos

Fonte: Ultimate Car Page


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