sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Enzo Ferrari

Amanhã, dia 14 de agosto, completam 22 anos da morte de Enzo Ferrari.




O texto abaixo, que foi retirado de um encarte da Shell, conta um pouco da biografia desse homem que se tornou um mito e é a primeira parte das homenagens do Mondo Ferrari ao commendatore.  A próxima parte será uma série de vídeos, que serão postados amanhã.

Enzo Ferrari nasceu em Modena, Itália, em 18 de fevereiro de 1898. Abandonou os estudos quando seu pai morreu e começou a trabalhar como instrutor na oficina do Corpo de Bombeiros da cidade.

            Após servir na Primeira Guerra Mundial, conseguiu um emprego como piloto de testes em Turim, no final de 1918. em seguida mudou-se para Milão para trabalhar como piloto de corrida. Sua prova de estréia foi em Parma-Berceto, em 1919 depois de correr pela Targa Florio foi para a Alfa Romeo onde permaneceu por duas décadas em uma carreira que começou como piloto de provas, piloto de corrida, assistente de vendas até chegar a diretor da divisão de corridas da Alfa, onde permaneceu até novembro de 1939. Antes, porém, fundou em 1929 a Scuderia Ferrari em Modena com o objetivo de organizar corridas para seus membros.

            Este foi o começo de um intenso envolvimento em corridas automobilísticas, que levou a criação de um time oficial  e em seguida transformou a Scuderia numa Divisão de engenharia de corridas da Alfa Romeo, dominado completamente á função de corridas em 1933.

            Em 1940, a Scuderia cortou sua ligação com a Alfa Romeo transformando-se ela mesma numa companhia independente, vindo a trabalhar para Companhias Aérea Nacional de Roma, entre outras.

                                              

            Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, a oficina Ferrari mudou-se de Modena para Maranello e começou a fazer motores para uso industrial. A oficina foi bombardeada em 1944 e reconstruída, em 1946, mesmo ano  em que começou a projetar e montar a primeira Ferrari de todas. Em 1960 a companhia tornou-se uma sociedade por ações, e na qual a FIAT entra como sócia com 50%, iniciando sua participação no negócio em 1969(a FIAT tornou-se acionista majoritária em 1988).

            Em 1963, Enzo Ferrari funda sua escola técnica “Instituto Profissional para a Indústria e ofícios” em Maranello.

            Em 1972 Enzo Ferrari projeta o sistema de testes de Fiorano.


Condecorações

Enzo Ferrari foi condecorado Cavaleiro com o prêmio italiano do mérito esportivo em 1924 e seguiu recebendo honrarias da nação;

§   Comendador, em 1927.

§   Cavaleiro do Trabalho, em 1952.

§   Grau de Engenheiro Mecânico Honorário Pela Universidade de Bolonha, em 1960.

§   Em Física, Pela Universidade de Modena, em 1988.

§   Prêmio “Hammerskjold” Pelas Nações Unidas, em 1962.

§   Prêmio Colombo, em 1965.

§   Medalha de Ouro Pela Escola Italiana de Cultura e Arte, em 1970.

§   Prêmio “De Gaspen”, em 1987.

Sob sua liderança, de 1947 a 1988, a Ferrari venceu mais de cinco mil corridas em todo o mundo e conquistou 25 títulos mundiais.

Enzo Ferrari morreu em sua casa, e foi enterrado no Cimitero di San Cataldo em Modena.

O jornal New York Times noticiou a morte de Dom Enzo Ferrari em sua edição de 16 de Agosto de 1988, para ler, clique aqui.



Nenhum comentário: