sexta-feira, 15 de outubro de 2010

5º Lugar: 250 GT Berlinetta Passo Corto

A 250 GT Berlinetta Passo Corto, mais conhecida como 250 GT SWB, que significa Short Wheel Base, ou entre eixos-curto, foi lançada no Salão do Automóvel de Paris em 1959. Era equipada com um motor de V12 de 2953 cm³ e potência de 280 cv a 7 000 rpm. 
 

O comprador podia optar por dois tipos de acabamentos: Lusso, não confundir com a 250 GT Berlinetta Lusso,  que disponibilizava uma cabine mais luxuosa, com carpetes, acabamentos nas portas, janelas de vidro móveis e carroceria de aço. Se o comprador quisesse usar o carro em competições ou andar mais forte nas estradas, o carro podia ser equipado com um motor de compressão mais alta, comando mais bravo, tanque de combustível maior e adcionar mais três carburadores Webber ao motor, totalizando seis.
 
Agora se a intenção do cliente fosse participar de corridas, ele podia encomendar a versão de competição da SWB, que além da eliminição dos itens de conforto, trocava a carroceria de aço por uma de alumínio, janelas fixas de plexiglas, e motor ainda mais potente designado Tipo 168B.
Nas pistas, ela deixou sua marca, venceu por duas vezes as na sua categoria as 24 Horas de Le Mans, também venceu duas vezes o Tour de France além de várias outras corridas em seus três anos de atividade.
 

A 250 GT SWB foi produzida até 1963, e cerca de 250 unidades foram produzidas entre carros de rua e de competição. Atualamente seu preço supera a marca de US$ 1 milhão.

All photos are property of their respective owners and are being used for entertainment only, non-lucrative purpose.  

Nenhum comentário: