quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ferrari FF

Enquanto o Mondo Ferrari esteve hibernando, a Ferrari lançou aquele que deve ser o mais polêmico modelo em seus 64 anos de história. A FF, é o primeiro carro da marca a vir equipado com tração nas quatro rodas e também o primeiro Shooting Brake oficialmente lançado pela fábrica.
Essai Ferrari FF 22


A maioria dos modelos da Ferrari apresentam um design de linhas suaves que encanta os olhos, a 458 Italia é união desse estilo com algo mais agressivo, enquanto as linhas FF transpiram puramente agressividade. Isso chocou muitos Ferraristas num primeiro momento. O estilo Shooting Brake, apesar de já ter sido usado em modelos personalizados, nunca foi oficialmente utilizado num carro da marca, mas com os parâmetros que a Ferrari traçou para o carro, esse era o caminho natural.
Vídeo Oficial

Na parte mecânica, uma nova revolução, como dito acima esse é o primeiro modelo da marca equipado com tração nas quatro rodas, algo que já era esperado há algum tempo. A Ferrari chegou a testar um protótipo com essa configuração no final dos anos 80, o 408 4RM, mas o projeto foi arquivado. Nos últimos anos alguns protótipos da 612 Scaglietti usaram tração integral, num primeiro momento se imaginou que seria uma lançada uma versão especial da Scaglietti com o sistema.
Essai Ferrari FF 38 

A FF possui um sistema de tração patenteado pela Ferrari, chamado 4RM (4 Ruote Motrici). Nesse sistema, as rodas traseiras tracionam o carro na maioria do tempo, enquanto as rodas dianteiras, só recebem a força do motor quando necessário. Esse sistema é 50% mais leve que os tradicionais sistemas 4WD. Abaixo um vídeo de como funciona esse sistema.

O modelo é equipado com um novo V12 que utiliza as últimas tecnologias, para aumentar a performance e reduzir o consumo de combustível, entre elas a injeção direta de combustível e o sistema Stop & Start, que estreiam num V12 da marca. O desempenho do motor, como não poderia deixar de ser, é digno de uma Ferrari, são 660 cv a 8000 rpm, torque de 69 kgfm a 6 000 rpm, sendo que 50 kgfm já estão disponíveis desde as 1000 rpm. Abaixo um vídeo sobre o motor:

Isso permite à FF partir da imobilidade e chegar aos 100 km/h em 3,7 segundos e atingir 335 km/h.
Essai Ferrari FF 37

No interior, a FF traz todo o luxo e conforto esperado num veículo dessa classe, e pela primeira vez quatro adultos podem se acomodar confortavelmente dentro do carro. O porta-malas de 450 litros, permite realizar viagens com o carro, sem se preocupar em levar pouca bagagem. É isso que a Ferrari tem em mente pra FF, um carro que possa ser usado diariamente, em qualquer condição de tempo, seja chuva ou neve.
Ferrari FF

Opinião pessoal: Se a FF tivesse sido lançada como um novo segmento da Ferrari, como a California, acredito  que teria sido melhor recebida pelos fãs da marca, mas ela é a substituta da 612 Scaglietti, um cupê 2+2 de belas linhas, uma tradição da Casa di Maranello desde a década de 1950. Na parte mecânica, acredito que esse carro tenha  agradado a grande maioria já num primeiro momento, há alguns anos já era esperado o lançamento de uma Ferrari com tração integral, e o sistema usado pela FF é muito interessante, usando as rodas dianteiras apenas quando necessário.
Ferrari FF

Esse carro me conquistou primeiro pelas qualidades mecânicas, depois que assisti o vídeo abaixo, o design simplesmente ficou em segundo plano.


No final das contas, o que importa mesmo para a Ferrari é a opinião dos clientes, e esses aprovaram o novo modelo da marca, tanto que a fila de espera por uma FF é bem grande. Passado o choque inicial, eu também me rendi ao charme desse carro. Embora um cupê 2+2 no estilo da 612 Scaglietti, mas com a mecânica da FF seria algo fantástico, pra usar um adjetivo mais simples. E vocês o que acham?

Mais informações, fotos e vídeos sobre a nova cria de Maranello, podem ser encontradas no site da Ferrari, onde é possível também configurar o carro de acordo com o seu gosto. A minha seria assim:


Créditos das fotos: flickr/sport-cars e flickr/davidbushphoto
Créditos dos Vídeos: Ferrari

All photos are property of their respective owners and are being used for entertainment only, non-lucrative purpose.

Nenhum comentário: