quinta-feira, 8 de março de 2012

Ferrari F12berlinetta




Como prometido, o destaque esse semana no blog é o último lançamento da Ferrari, que atende pelo nome F12berlinetta. Segundo a Ferrari, a F12berlinetta representa o nascimento de uma nova era de carros V12. E por esse começo, acredito que essa era vai ser espetacular.

O design da F12berlinetta foi criado pelo Centro de Estilo da Ferrari, em conjunto com o Studio Pininfarina, e segue o estilo adotado nos recentes lançamentos da marca italiana, as Ferrari FF e 458 Italia. Porém nesse caso, o design ficou mais refinado e mesmo com a profusão de curvas e vincos, ainda lembra vagamente as linhas limpas que marcaram os carros da marcas durante os últimos 20 anos.

O interior também segue o atual padrão da marca, com o volante agrupando vários comandos do carro, no painel o conta giros vem em posição central ladeado por duas telas de TFT que mostram  velocímetro e várias outras informações sobre o funcionamento da macchina e assim como na FF, há uma pequena tela acima do porta-luvas que mostra a velocidade, rotação do motor e a marcha que está sendo usada no momento.
O mais recente modelo da Casa di Maranello foi brindado com grandes avanços em relação à sua sucessora, a 599 GTB Fiorano, seu chassi de alumínio é totalmente novo e utiliza 12 diferentes tipos de ligas, e é confeccionado com técnicas de uso aeronáutico, essas medidas aumentaram a rigidez estrutural em 21%, e reduziram seu peso em 70kg em relação à 599 GTB Fiorano. Essa massa é distribuída em 46% sobre o eixo dianteiro e 54% no traseiro. Além disso o chassi atende às mais recentes normas de segurança vigentes.
Mas o grande destaque desse modelo é o motor V12 de 6262 cm³, que desenvolve 740 cv à 8500 rpm e 70,36 kgfm a 6.000 rpm, sendo que 80% desse valor já está disponível a 2500 rpm. Assim como nos motores de Formula 1 esse propulsor possui características de baixa inércia, que possibilita o rápido aumento dos giros. Além disso seu desenvolvimento contemplou várias áreas, uma delas a taxa de compressão que é de 13:1. O virabrequim também foi redesenhado, o que diminuiu o centro de gravidade em 30 mm em relação a 599 GTB Fiorano.
Essa potência é levada às rodas traseiras por um transeixo de 7 marchas e dupla embreagem. Essa transmissão possui relações de marchas curtas, calculadas para maximizar o desempenho do modelo. A unidade também integra o diferencial eletrônico E-Diff, o que ajudou na redução do peso. Como já era sábido, o câmbio manual não será oferecido, o que torna a 599 GTB Fiorano a última Ferrari V12 a ser equipada com esse tipo de transmissão.
Esses dados contribuem para o desempenho divulgado pela Ferrari, 0 a 100 km/h em 3,1 s, os 200 km/h em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima ultrapassa os 340 km/h. O tempo de volta em Fiorano é de 1 min e 23s.
Eu gostei do carro, como escrevi lá em cima, o design dele está mais refinado em relação à FF e 458 Italia, mas ainda é bastante agressivo, e os 740cv surpreenderam, pois os boatos davam conta de "apenas" 700 cv.
Por falar em boatos, eles apontavam que o nome desse modelo seria 620 GT, mas sabia que essa não seria a denominação, pois desde que eu me lembre, nunca acertaram o nome de um novo modelo antes do lançamento, mas não achei F12berlinetta um bom nome, além da denominação de três dígitos ser a tradição da marca a 60 anos, a ideia de juntar todo o nome numa palavra só me parece, na falta de uma definição melhor, meio besta.
Mas enfim, o carro é espetacular e estou louco para vê-lo nas ruas. FORZA FERRARI!!!!!

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