quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Enzo Ferrari, não F60

Créditos das fotos: Enzo - flickr.com/anyett / F60 - flickr.com/malcolm bull


O texto de hoje trata um assunto controverso. Vou explicar porque a Enzo não é e nem deve ser chamada de F60.


Enzo

Em 2002, a Ferrari lançou um supercarro, com motor V12 central de 660 cavalos de potência, que fazia uso de várias tecnologias vindas da Formula 1, quem ajudou no desenvolvimento do carro, foi o principal piloto da Scuderia na época, o alemão Michael Schumacher.


Segundo a Ferrari, seu lançamento era para celebrar as conquistas, a tecnologia e o conhecimento adquirido pela Marca do Cavallino Rampante na Formula 1. Esse veículo recebeu um nome muito especial, Enzo Ferrari. O nome do fundador da Scuderia, que enquanto vivo sempre vetou a criação de um carro com seu nome.


Enzo


Mas muitas pessoas insistem em chamar esse carro de F60, talvez numa referência aos seus antecessores, os modelos F40 e F50, que celebravam, respectivamente, os 40 e 50 anos da Ferrari. Ou pode ser também porque na ocasião do lançamento, o popular apresentador britânico Jeremy Clarkson, se referiu ao carro como F60.


Porém a F40, foi lançada para comemorar ao 40º aniversário da marca, em 1987 e sua produção se estendeu até 1992. Enquanto, a F50 que começou a ser produzida em 1995, teve sua produção encerrada em 1997. A tempo de participar das comemorações do jubileu da marca,no mesmo ano do encerramento da produção. Já a Enzo foi fabricada entre 2002 e 2004, bem distante do ano de 2007. Para celebrar os 60 anos da Scuderia, foi lançada em 2007, a Ferrari 612 Sessanta, sobre a qual já escrevi um texto aqui.


Enzo


Em qualquer publicação oficial da Ferrari, em sites e fóruns sérios, ou mesmo em entrevistas com seus integrantes, o nome F60 não foi citado como sendo a denominação do modelo, que era conhecido como Projeto FX.


Contudo, houve uma Ferrari chamada F60, porém foi o modelo de Formula 1 da temporada de 2009. O monoposto recebeu esta denominação para comemorar os 60 anos da Scuderia Ferrari na Formula 1.


Ferrari F60 - Festival of Speed (0903)


Espero que este post tenha esclarecido o assunto, e se ainda restar qualquer dúvida em relação isso, podem entrar em contato comigo, através do e-mail: mondoferrari@gmail.com


All photos are property of their respective owners and are being used for entertainment only, non-lucrative purpose.

Um comentário:

Diego disse...

Muito bom o texto, gostei

Diego