sexta-feira, 10 de setembro de 2010

9º Lugar: Ferrari 400 GT

Continuando com a série das minhas 10 Ferrari favoritas.

Provavelmente os carros dessa série, que inclui a 365 GT 2+2 e a 412, são as Ferrari mais controversas da histórias. A primeira vista, não se parecem com os carros que saem de Maranello, mas o V12 sob o capô acaba com essa dúvida rapidinho.

 A 400 GT é coupé 2+2, lançado em 1976 para substituir a 365 GT 2+2, cujo design é praticamente o mesmo, a principal diferença são as 4 lanternas traseiras, em vez das seis da 365 GT 2+2. É quipada com um motor V12 de 4309 cm³ gera 340 cv a 7700 rpm, sendo capaz de levar o carro a 240 km/h. Foi a primeira Ferrari disponível com câmbio automático, no caso uma unidade da GM com três marchas.


Esse modelo era denominado 400 Automatic,  e foi desenvolvido visando o mercado Norte Americano, ironicamente, o modelo não passou nos testes de emissões e não pode ser vendido nos EUA. Mesmo assim o câmbio automático fez sucesso, apenas 147 unidades das 503 construídas foram equipadas com a caixa manual de 5 marchas que também era oferecida.

  

Em 1979 a Ferrari apresentou aa versão com injeção eletronica do carro, a 400 GTi, a potência caiu para 310 cv, mesmo assim o carro teve vendas expressivas. Foram produzidas 1305 unidades, das quais 883 eram da versão automática, sua produção se encerrou em 1985, quando deu lugar à 412, que manteve basicamente o mesmo design.


O que mais me agrada na 400 GT, é o visual discreto somado a um belo V12 com mais de 300 cv. E pra finalizar aquelas 4 ponteiras de escape saltando da traseira , acreditem ou não foi essa visão que fez eu começar a me interessar por esse carro. Hoje ela está numa faixa de preço razoável, ao redor dos US$ 25 mil. Mas é bom se preparar para os custos de manutenção

Mais fotos aqui

All photos are property of their respective owners and are being used for entertainment only, non-lucrative purpose

Nenhum comentário: