sexta-feira, 19 de março de 2010

Ferrari 312 P

Talvez o mais belo protótipo esportivo de todos os tempos, a Ferrari 312 P foi apresentada pra marcar o retorno da marca às corridas de endurance, do Campeonato Mundial de Fabricantes (Manufacturer's World Championship). 

A 312P S/N 0872, foi a única a sair da fábrica com a carroceria Berlinetta. Outra unidade foi feita a partir da versão Spyder, feita para a temporada de 1969. Ela não conseguiu terminar as 24 Horas de Le Mans em 1969 e 1970, mas foi a quarta no geral nas 24 Horas de Daytona em fevereiro de 1970 e sexto mas 12 horas de Sebring em março do mesmo ano, correndo pela equipe do norte americano Luigi Chinetti,a N.A.R.T. Para aqual os carros haviam sido vendidos após as 24 Horas de Le Mans de 1969.

Em 1969, a Ferrari se focou na desenvolvimento da 312 e do motor de Formula, uma unidade com injeção de combustível, quatro válvulas por cilindro com comando duplo e potência de 420 hp. O carro foi equipado com um câmbio de 5 marchas, chassi semi-monocoque e carroceria Spyder.

A Ferrari planejava correr na etapa de abertura do Campeonato* em Daytona, mas o carro ficou danificado durante a temporada de teste e não pôde correr, a estréia da 312 P foi nas 12 horas de Sebring, onde foi pilotada por Chris Amon e Mario Andretti. O carro conseguiu a pole e a corrida parecia ser promissora. 

Mas logo no início da prova, o carro apresentou problemas mecânicos. Os problemas foram reparados e o carro voltou para a corrida. Depois foi a vez da parte dianteira do carro ser danificada numa colisão com outro competidor. A equipe ele tentou consertar o carro, mas os reparos eram insuficientes. Apesar de terminar a corrida, o carro sofreu com um superaquecimento e fico na segunda colocação geral.


Uma segunda 312 P foi construída e ficou pronta para a próxima corrida, novamente conseguiu a pole, mas não conseguiu terminar a prova devido a problemas mecânicos. A primeira 312 P não correu e foi enviada à Europa onde participou dos testes para as 24 Horas de Le Mans, estes testes revelaram que a carroceria Spyder não era adequada pra essa pista de alta velocidade.


Em Monza, a Ferrari inscreveu as duas 312 P. Ambos os carros foram bem, especialemente nas curvas. o calcanhar de Aquiles para a equipe nessa prova eram os pneus, que se desgastavam rapidamente, requerendo vários pit stops. O carro mais novo (S/N 0870) abandonou após um estouro de motor enquanto a primeira unidade (S/N 0868) saiu depois de se envolver em um acidente.



A Ferrari optou por não correr a Targa Florio e esperou pelos 1000 km de Spa. A vitória ficou com a Porsche, com a 312 P na segunda colocação. A próxima corrida do campoenato seria os 1000 km de Nurburgring. A Ferrari 312 P ficou rodeada por seis Porsches no grid. Embora tenha causado algum incômodo pros Porsche, as esperanças da equipe se esvaíram por causa de um problema no V12 durante a prova. A corrida e o campeonato seriam vencidos pelo time alemão.

Com o campeonato se aproximando do final, a Ferrari teve tempo de reparar seus carros e se preparar pra próxima temporada. O chassi 0870 recebeu uma nova carroceria, que pretendia acabar com os problemas em Le Mans. Um terceiro carro foi construído, S/N 0872, e era um substituto pro chassi 0868, que tinha batido em Monza. Como a papelada do novo chassis não tinha ficado pronta, a Ferrari inscreveu o novo chassi em Le Mans como 0868. 

Os Porsche 908 e 917 retornaram em boa forma, assim como o Ford GT40, que fizeram bonito durante a classificação. Na volta de abertura da prova, John Woolfe, pilotando um Porsche 917 sofreu um acidente na Maison Blanche. Woolfe faleceu, ele não estava usando cinto de segurança. Durante a batida, o tanque de combustivel se soltou e caiu na frente da 312 P de Chris Amon. Impossibilitado de desviar, Amon passou por cima do tanque que explodiu sob sua Ferrari. O carro ficou bastante avariado e acabou com as suas chances de vitória. A prova ficou paralisada por duas horas devido a esses incidentes. 

Uma única 312 P continuou na corrida, ela provou ser ágil e muito rápida, mas não conseguiu terminar a prova devidos a problemas mecânicos. Esta foi a última grande tentativa das 312 P de vencer o campeonato. A Porsche e seus 917 eram muito rápidos e era preciso um novo carro para combatê-los. As 312P foram vendidas para Luigi Chinetti e a Ferrari passou a desenvolver um novo carro para o Grupo 4, a 512 S

Fonte: Conceptcarz.com com algumas informações do site imca-slotracing.com

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