domingo, 20 de janeiro de 2008

História Italiana - A F50 GT1

A F50 GT1 é um dos grandes “poderia ter sido” da história da Ferrari. O carro foi desenvolvido entre 1995 e 1996, para ser utilizada por corredores particulares no campeonato BPR Global GT de 1997. Desenvolvida como um coupé de competição da F50, a GT1 seria a substituta da F40 LM e de sua variação posterior a F40 LM GTE, que foram carros de relativo sucesso no campeonato BPR GT. Duas GT1 iriam pra Scandia Racing, outras duas para o Ferrari Club Italia, que iria correr com o patrocínio da Benetton e um quinto carro seria destinado a MomoCorsa. Outros carros, se construídos iriam, para vários outros times privados europeus.

Enquanto a versão de rua da F50 ia de 0 a 60 MPH em 3,7 segundos e atingia 325 Km/h de máxima, a versão de corrida chagava às 60 MPH em 2,9s e atingia 377 km/h. O motor normal de uma F50, designado Tipo F130, era a variação de um V12 de Formula 1 com a cilindrada aumentada para 4.7 Litros, com potência da 513 hp a 8 500 rpm. O motor da GT1 era designado Tipo F130A e produzia 750hp a 10 500 rpm.As razões oficiais para o cancelamento do Programa F50 GT1, no final de 1996, foram o alto custo de desenvolvimento e a necessidade da Ferrari em manter o foco na Fórmula 1. Rumores no mundo Ferrari incluem uma recusa da Ferrari em bater de frente com a Porsche e a Mercedes na corridas GT, e que Bernie Ecclestone, o chefão da Formula 1, não queria a Ferrari desviando seus recursos da Formula 1, ou ainda, que Ecclestone não queria o nome Ferrari estrelando numa série rival, na qual ele não teria lucros.


Os proprietários das 3 únicas F50 GT1 construídas, só puderam colocar as suas mãos nas macchinas após assinar um contrato no qual se comprometiam a jamais inscrever seus carros em uma corrida moderna. A S/N 001 foi vendida à Zafiropoulo, um colecionador Californiano. Este carro chegou aos Estados Unidos em 18 de Abril de 1997 e foi apresentado ao público no Rodeo Drive Concours, patrocinado pelo Ferrari Club of América, no dia seguinte.Esta unidade sofreu dois graves acidentes, em ambos os casos teve de voltar à fábrica para os reparos. Nessas idas e vindas, foi testada por Michael Schumacher em Fiorano, que deixou sua assinatura no painel da macchina, como um atestado de qualidade. E dizem que ganhou um upgrade no motor que ficou com mais de 900 cv, mas isso é pura especulação.A segunda GT1 montada, S/N 002, foi vendida pela Cornes,do Japão, ao colecionador Yoshikuni Okamoto. E continua até hoje em sua coleção que conta ainda com uma das 5 unidades da 288 Evoluzione, uma F40 LM e uma FXX, além de diversas outras máquinas.



O terceiro carro, S/N 003, foi vendido pela Ferrari of Beverly Hills para Jim Spirro na Louisiana. Depois foi a principal estrela no leilão da RM Classic Car em Scottdale, Arizona em 23 de janeiro de 2000. Com uma F40 standard valendo de US$ 250 mil a 300 mil e uma F50 alcançando valores entre US$ 600 a 650 mil, o preço de venda da F50 GT1 de US$ 1.430.000 fez o mundo Ferrari vibrar. Após o leilão ela foi pra Austrália, ode permanaceu por algum tempo no showroom de uma revendedora. Também participou de alguns track days e foi mostrada no Sidney 2000 Motorshow.. Há alguns anos atrás, ela foi posta novamente à venda, na Inglaterra. Ela foi comprada por um colecionador japonês e desde então não há mais notícias dela.

O Chassis 001 foi a mula de desenvolvimento do projeto, ela foi vendida à Art Zafiropoulo que ainda é o dono do carro. Após ser exibida durante anos em vários track days, o piloto de testes da Porsche Johannes Von Overbeck, bateu gravemente o carro em Sears Point com os pneus frios. A Ferrari prontamente levou o carro de volta à fábrica para os reparos e, após um ano a S/N 001, estava pronta. Com algumas modificações que a tornaram mais radical ainda. Para a surpresa do próprio Art, Micheal Schumacher testou o carro após o conserto e deixou sua assinatura no painel da macchina O carro foi reapresentado no Monterey Historics em Laguna Seca, no ano de 2004, onde após várias voltas rápidas, Art perdeu o controle durante a aceleração após a última curva antes da reta e bateu de frente no muro. Nem Art, nem o carro tiveram ferimentos graves, masa 001 mais uma vez precisoiu de cuidados. Rumores dizem que Art já recusou uma ofertade 5 milhões de dólares pelo carro.

Ficha Técnica:
http://www.4shared.com/file/29300953/eb7c2c05/Data_Sheet_-_F50_GT1.html

F50 GT1 no Dino:
http://www.youtube.com/watch?v=uQeTdkxv8-w

Um comentário:

Princess disse...

Very nice!! This car looks fast and I love the color! Glad to see your blog.